quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O Reino das ideias

A questão das ideias é um tema de debate desde a mais remota antiguidade. Platão foi fundo em suas reflexões sobre esse campo e até hoje cabe a ele a introdução do conceito de "reino das ideias".

Platão estabeleceu a diferença entre o mundo sensível, que é o mundo concreto no qual vivemos e o mundo das ideias (eidos, em grego).

Resultado de imagem para reino das ideias

A título de exemplo, há diferentes tipos de árvores, mas apesar das diferenças, haveria a essência do que seria uma árvore. Essa essência de "árvore" seria uma ideia Perfeita que foi concebida pelo Demiurgo no plano das ideias e lá existiria em estado virtualmente perfeita. O mundo material, portanto, seria uma cópia imperfeita desse reino das ideias. 

Essa ideia encontra vários ecos, principalmente no pensamento rosacruz. Nessa linha de pensamento, a Criação material proviria do Mundo Imaterial. Enquanto o mundo imaterial é infinito, imortal e perfeito, o mundo material seria finito, mortal e imperfeito. 

Resultado de imagem para platão

Há também uma outra noção muito associada ao pensamento de Platão que diz que Deus geometrizou as coisas. Assim, o mundo material seria "leis divinas" em ação que foram concebidas no Pensamento Primordial de Deus. 

Essa perspectiva é muito interessante no que se refere aos LGBTs. Supondo que esse "Reino das Ideias" seja verdade e ele realmente exista e lá dentro haja ideias de coisas que são virtualmente perfeitas e que ao vir para o mundo material, as coisas se tornem imperfeitas.

Resultado de imagem para demiurgo

Agora peguemos a ideia de "homem". Como seria esse "homem virtualmente perfeito" que existiria no Reino das Ideias? Ele seria afeminado? Ou ele seria extremamente masculinizado?

Dependendo da resposta que vamos dar, temos vários desdobramentos filosóficos a partir disso. 

Mesmo com o mérito filosófico de ter sido criada pelos gregos, essa ideia é polêmica. O que comporia essa tal "ideia perfeita" do que é ser homem? Que características físicas e psicológicas teriam esse "homem essencial"? Como vemos, não é tão simples essa coisa de "reino das ideias", embora ela seja bonitinha e nos dê a impressão de que existe um "além" guardado por alguém, algo ou alguma coisa mais inteligente que nós.

Resultado de imagem para demiurgoResultado de imagem para gordo barba

Gostaria, no entanto, de apresentar uma renovação do pensamento de Platão. Não que essa ideia seja inteiramente minha, mas gostaria de ressignificar o conceito de "Reino das Ideias".

O "Reino das ideias", a meu ver é simplesmente o conjunto de ideias humanas que é produzido no âmbito da construção do nosso pensamento subjetivo. 

Sob essa perspectiva o "reino das ideias" não é um "plano metafísico" que as coisas existem enquanto ideias perfeitas. Antes de tudo este reino, a meu ver, é simplesmente o conjunto de debates, conceitos e ideias físicas e metafísicas que existem no plano da discussão intelectual.

Resultado de imagem para demiurgo

Reino das Ideias é o espaço intelectual que engloba todas as ideias que os seres humanos já criaram sobre si, sobre seu mundo e sobre possíveis outros mundos. Ideias e conceitos como "reencarnação, dualidade, alma, metafísica, democracia, indivíduo, sociedade, coletividade, informação, religião etc etc etc" - todos estes conceitos que operamos cotidianamente é o que faria parte de um "reino das ideias". Ele engloba ao mesmo tempo ideias religiosas, ideias políticas, ideias econômicas, ideias culturais etc. 

Estou falando isso porque o objetivo deste blog é primordialmente a discussão exclusivamente no campo das ideias sob um dos pontos de vista LGBT, atuando tanto em primeira quanto em terceira pessoa (eou seja, tanto de dentro dos conceitos quanto de fora). Em outras palavras, o "reino das ideias" significa o "reino da discussão dos conceitos".

Resultado de imagem para lgbt tattoo

A inserção no "Reino das ideias" é um dos mais nobre uso que os homens podem fazer do seu pensamento filosófico, abstrato e subjetivo. 

E vocês, o que pensam dessa perspectiva do Reino das Ideias?

Amor e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário