sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A materialidade das crenças

Uma das tônicas do pensamento intelectual contemporâneo é com relação ao deboche sobre a religião e sobre quem é muito religioso. Na verdade se você chegar em uma universidade falando em mundo espiritual ou seres de "luz", você certamente sofrerá escárnio por parte dos seus pares.

Não vamos nos ater no julgamento sobre isso ser certo ou errado, pois o que o quero  é chamar a atenção do leitor para um detalhe. Independentemente de determinada crença ser certa ou errada, ou se mundo espiritual ou seres de luz existirem ou não, o que quero lembrar ao leitor é que as crenças tem uma materialidade bastante real.

Resultado de imagem para crenças

Os primeiros portugueses vieram colonizar a América porque acreditavam piamente que deveriam salvar os índios. Isso criou uma civilização.

Há milhares de testemunhas de Jeová pelo mundo que matam seus parentes ou a si próprios por não permitirem doação de sangue.

Pelo mundo há vários relacionamentos amorosos que terminam porque alguém viu no horóscopo ou no tarô que o relacionamento não tinha futuro.

Resultado de imagem para crenças religiosas

Posso fazer uma pequena lista de quantos crimes foram cometidos porque as pessoas acreditavam estar a mando do demônio ou de deus.

Igualmente, muitas mulheres permaneceram sendo agredidas pelos seus maridos porque acreditavam que Deus não permitia o divórcio.

Milhares de animais são sacrificados por ano em rituais porque alguns acreditam que entidades espirituais do "outro" lado querem o sangue e a vida deles.

Resultado de imagem para crenças religiosas

Muitas pessoas criaram grandes empresas porque acreditavam que Deus dignificava o trabalho.

Vários crianças e idosos foram e são alimentados e cuidados diariamente porque milhares de pessoas acreditam que a caridade é divina e por isso asilos e orfanatos devem ser mantidos.

Por fim, milhares de LGBTs são assassinados ou expulsos de casa ao redor do mundo porque suas famílias acreditam que Deus as ordenou isso.

Resultado de imagem para lgbt morador de rua

Estes são só alguns dos exemplos de como as crenças de um indivíduo, de uma sociedade ou de uma civilização possuem uma materialidade bastante real.

O que eu quero dizer com isso?

O que quero dizer é que independentemente de existir um "além", todo o sistema de pensamento que é construído na cabeça das pessoas pressupondo um outro lado (ou não, como no comunismo) tem uma realidade. Na verdade podemos dizer que são efetivamente as CRENÇAS/ IDEIAS que movem o mundo. É no mundo subjetivo do sistema de crenças que se assenta o motor da humanidade.

Resultado de imagem para motor mental

Nem preciso dizer o quanto isso impacta os LGBTs.

Embora isso pareça óbvio, gostaria de sugerir ao leitor tirar um dia de sua vida para refletir sobre essa informação  de que toda crença possui uma realidade e material bastante palpável e sobre como você pode se apropriar dessa ideia da melhor maneira possível.

Amor e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário