sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A preparação da consciência

No pensamento místico é muito usual o conceito de harmonização mental. Antes de participarmos de qualquer ritual, somos instados nos prepararmos interiormente. Mas afinal, em que consiste essa preparação interior? O que é harmonizar a mente? 

Podemos dizer que, do ponto de vista místico, a grosso modo, nos prepararmos interiormente é deixar a consciência vibrando em determinada sintonia. E como fazer isso?

Resultado de imagem para sintonia mística

Basicamente é nos recolhermos interiormente e evocarmos imagens mentais (que podem ser sons, cheiros, sensações táteis, gostos ou imagens mesmo) relacionadas com a atividade que devemos nos envolver em seguida.

Antes, porém, é preciso traçar no pensamento qual atividade você realizará nos momentos seguintes. Ao ter claro no pensamento este ponto, a partir daí trace uma linha, tentando discernir o porquê do que fazer aquilo e como realizar aquilo. Definida essa linha, antes de iniciar a atividade, harmonize seu pensamento.

Resultado de imagem para sintonia mística

Isso serve para duas coisas. A primeira delas é que isso nos ajuda a sair do automatismo cotidiana, que nos impede de pensarmos e refletirmos sobre o que estamos fazendo. Diariamente fazemos comida, escovamos nosso dente, acordamos vamos seguindo o dia no automático.

Este tipo de exercício nos faz sair do automático e nos auxilia a nos concentrarmos no que estamos fazendo, para melhor fazer. 

Resultado de imagem para sintonia mística

O segundo ponto é que ao nos harmonizarmos mentalmente com uma atividade antes de exercê-la, conseguimos prender nosso pensamento nela, o que contribui para a nossa concentração.

Dessa forma, sugiro que da próxima vez que for almoçar, ao invés de sair comendo, antes de se sentar à mesa, pense em seu corpo se nutrindo. Pense nas delícias do paladar... Pense no que você quiser, mas só depois dê início às atividades.

Resultado de imagem para sintonia mística

Igualmente, antes de tomar banho, imagine seu corpo se purificando plenamente e se tornando mais relaxado.

Ao realizar essas pequenas harmonizações diárias e traçar uma linha mental antes de começar a agir, você descobrirá um mundo totalmente novo. 

Amor e Paz

Obs.: Isso não quer dizer que nas situações cotidianas tenhamos que estar concentrados o tempo todo. Podemos relaxar e deixar a vida fluir de vez em quando. Mas essas pequenas harmonizações nos ajudar a começar. Verifiquem por si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário