sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Da liberdade de expressão e os LGBTs

Uma das bandeiras de certos movimentos sociais LGBT sempre foi a criminalização da homofobia. Sua argumentação é que muitos LGBTs são expostos à violência física e verbal que se origina nas igrejas e em outros lugares.

Sei que o que vou escrever é bem polêmico e respeito opiniões contrárias, assim como gostaria de ser respeitado. Mas o assunto deve ser debatido, pois inclusive já tive rusgas com alguns amigos por causa disso.

Resultado de imagem para liberdade de expressão

Apesar de saber a dor que certas palavras podem provocar em alguns, creio que alguns grupos militantes de esquerda tem errado no tom do tratamento da questão.

Existe sim muitas pessoas que usam da palavra para ofender, agredir e magoar. Mas também existe um grupo de pessoas que falam um monte de abobrinhas porque isso é simplesmente o mundo delas e nunca foram expostas à visões diferente para as quais pudessem ampliar seu pensamento. Há também aquele grupo de pessoas que, querendo o nosso bem, falam uma besteira aqui e ali porque não sabem a forma exatamente correta de como devem se expressar.

Resultado de imagem para liberdade de expressão tumblr

De qualquer forma, creio que uma sociedade livre e democrática é baseada na liberdade plena, total e irrestrita de expressão. Não que eu concorde com as atrocidades que dizem contra a gente... Mas sim pelo fato de que somente pelo livre embate de ideias é que as pessoas podem se transformar. Ninguém pode evitar de tocar num assunto por medo de não saber se sua opinião é crime ou não.

Há cada vez mais uma galera que vejo que está querendo prisão para todos os que bradam dizeres homofóbicos, racistas e misógenos. Não sei quanto ao leitor, mas acho a ideia de que um ser-humano deva ser PRESO porque disse isso um aquilo um absurdo sem tamanho. Coisa de Estado totalitário e facista. Milhões de pessoas na história humana já foram presas e defenestradas apenas por expressar uma opinião ou uma ideia. Será que é esse o caminho? 

Resultado de imagem para liberdade de expressão tumblr

Ainda que confesse que tenho vontade de prender muita gente que fala barbaridades sobre os LGBTs, creio que não é com prisão que se resolve certas coisas. Acho que serviços prestados à sociedade estaria de bom tamanho. 

Muita gente anda querendo prisão só porque as pessoas não falam exatamente o que elas querem ouvir. 

Confesso que tenho medo de onde esse facismo do politicamente correto de gente do "bem" vai nos levar, por mais que eu me "beneficie" dele. 

Resultado de imagem para lei contra homofobia

Não se trata de "defender" o direito das pessoas ofenderem LGBTs... Trata-se de chamar a atenção para que o conceito de ofensa é bastante subjetivo e que uma pessoa não pode se tornar criminosa por causa da interpretação que uns e outros deem sobre o que ela fala. Falando de maneira bem genérica, ninguém pode ter medo de pensar e expressar, por pior que seja um pensamento.

Realmente, ver pessoas ofendendo LGBTs é terrível, mas creio que faz parte do jogo. A democracia nos dá excelentes oportunidades para nos contrapormos a isso, criando um contra-discurso, boicotando produtos, ligando pra reclamar ou perseguindo o direito de defesa. Mas daí a querer ver as pessoas na cadeia ou pagando indenização por simplesmente dizer algo, é terrível (até porque as pessoas também mudam seu pensamento. E o que eu digo hoje, pode não ser o mesmo que eu penso amanhã).

Resultado de imagem para ditadura gay

No convívio democrático há de se ter certa leveza no coração para saber que nem todos vão gostar de nós e é isso. O que não dá é para achar que prisão ou pagar somas em dinheiro é solução para o simples dizer odioso de alguém. Acho isso temeroso e lembro ao leitor que falar sobre homossexualidade e direitos homossexuais já foi ofensivo para muita gente. Imagina se todos aqueles que ousaram abordar o tema tivessem ido pra cadeia?

Imaginem só se uma travesti me diz que é mulher, eu não concordo e chamo ela de travesti. Ela interpreta isso como ofensivo e homofóbico e eu vou pra cadeia simplesmente por não concordar com a posição filosófica de que travestis são mulheres. Será isso justo? É por lei que se resolve questões tão controversas como posturas filosóficas de mundo?

Resultado de imagem para ditadura gay

Eu trato travestis como mulheres, mas haverá milhares de pessoas que não as consideram assim, e que não consideram famílias homoafetivas como famílias. E tenho que conviver com isso. Paciência.

É terrível ter que assumir o amargo papel pela liberdade de expressão, mas as considerações que faço com relação à homofobia, faço também para o racismo.

Naturalmente existem muitas questões aí, como por exemplo a incitação à violência física e ao assassinato, que devem sim ser criminalizados. Mas tirando isso, apenas dizer que certos grupos são sujos ou inferiores, não me parece motivo suficiente para levar ninguém à prisão. Não pretendo entrar nos pormenores legais da questão... Gostaria apenas que o leitor refletisse de forma genérica. 

Sei que o tema é polêmico e não espero que concordem comigo. Mas gostaria que o leitor refletisse sobre a questão.

Amor e Paz

Obs 1.: Eu sou a favor das punições de prisão para a discriminação, ou seja, você vedar o acesso de negros e LGBTs a determinados espaços... O que estou falando aqui é exclusivamente sobre a pena de cadeia para a expressão de ideias, por piores que sejam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário