sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O mundo sempre caminha pra frente?

Hoje vamos falar sobre uma noção que é muito comum na língua popular - o destino do mundo.

Muitas pessoas ainda acreditam que existe uma evolução espiritual guiando os destinos da humanidade. Apesar de ter sido muito criticada, a ideia de evolução ainda permanece. Afinal, se existe uma evolução biológica dos seres, haveria de ter uma evolução espiritual. 

Resultado de imagem para evolucao espiritual

Sob essa forma de pensar, a História seguiria uma linha pra frente rumo a um destino glorioso de evolução dos seres.

Há de se considerar, no entanto, que essa visão não é única. Religiões como o Cristianismo não trabalham com a noção de evolução e contam com uma perspectiva mais escatológica, esperando o Apocalipse ou a segunda volta de Jesus, onde os mortos renascerão e o mundo viverá em glória e esplendor (não sei de onde surgirá espaço para tanta gente e nem quais recursos serão usados para sustentar esse pessoal todo, mas tudo bem).

Resultado de imagem para caminhar pra frente

Contrariamente, existe outras pessoas que não tem uma perspectiva tão favorável com relação ao que está na frente. Para milhares de pessoas, o mundo está decaído, os valores morais se perderam e tudo isso é sinal de uma "grande transformação". Para estes, antigamente era muito melhor; alguns muçulmanos, inclusive, lutam para um retorno mítico aos tempos de Maomé. 

E como os LGBTs se inserem nisso? Ora, se você considera que o mundo sempre caminha para frente, rumo a uma evolução, os direitos LGBTs podem indicar uma transformação positiva da humanidade. Se você considera que o mundo está se degenerando e que antigamente é que era melhor, principalmente nos "tempos bíblicos", logo os direitos LGBTs podem ser interpretados como parte dessa "desintegração" dos valores.

Resultado de imagem para desintegração

Repare o leitor que dependendo da postura que se adote, haverá duas cosmovisões completamente divergentes.

Por outro lado, já ouvi várias pessoas que, embora não trabalhem muito com a ideia de evolução, afirmam que hoje em dia é muito melhor do que antigamente - as pessoas são mais livres e tem mais opções.

Assim, ficamos num empasse: o que vem pra frente, é sempre melhor do que é anterior? O mundo sempre caminha pra frente?

Resultado de imagem para evolução social

Do meu ponto de vista, partilho do pensamento rosacruz, que diz que todas as manifestações da natureza caminham para um aperfeiçoamento progressivo e todo elemento natural está tendendo para a perfeição, para tornar-se mais elevado em sua intensidade vibratória. A explicação pode parecer meio técnica, mas sugiro que meditem sobre ela.

Assim, acredito que a melhor resposta para a pergunta do título é um meio termo. Creio que as coisas caminham sim para frente. Mas também é inegável que esta "frente" traz consequencias, buracos e problemas que devem ser solucionados. Assim, creio que a involução de determinado elemento faz parte do processo da evolução, mas as coisas por si só, não representam uma "degeneração" das coisas. 

Resultado de imagem para degeneração

Dessa forma, creio que seja ridículo a gente pensar que a religião grega, a Antiguidade ou a Idade Média eram melhores que os dias de hoje. Tudo o que temos hoje é o resultado da busca de aperfeiçoamento dos problemas do passado. Talvez as pessoas do passado não tivessem os problemas que temos hoje, mas certamente tinham outros.

E vocês, o que pensam sobre isso? Acreditam que o mundo caminha sempre pra frente?

Amor e Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário