terça-feira, 6 de setembro de 2016

O que os heterossexuais ganham com os LGBTs

Há não muito tempo atrás, era muito comum pessoas predominantemente heterossexuais evitarem de andar perto ou ter muito contato com LGBTs. A razão disso era óbvia: as pessoas tinham medo de que ao fazerem isso, todo mundo pensasse que elas também eram homossexuais.

Hoje em dia, isso parece ser uma situação esdrúxula, a ponto de fazer as pessoas rirem. Homo e heterossexuais frequentam os mesmos espaços tranquilamente, principalmente nos grandes centros. Felizes estes tempos em que tais situações parecem ser folclores do passado. 

Resultado de imagem para gay and straight alliance

Apesar disso, acho que ainda há coisas para se dizer sobre o assunto. Assim, será que é possível nos perguntarmos sobre o que uma pessoa heterossexual ganha com amigos heterossexuais?

Poderíamos dizer que, a princípio, nada, afinal, LGBTs são pessoais como outras quaisquer, sujeitas aos mesmos erros e acertos de qualquer um. Apesar de concordar com esse pensamento, creio que a questão não se encerra por aí.

Resultado de imagem para gay and straight alliance

Pessoalmente creio que ter um amigo LGBT pode ampliar os horizontes dos homens e mulheres heterossexuais de muitas maneiras. Embora eu esteja falando de maneira bem genérica, quando você é criado como sendo homem ou mulher hetero, você meio que dança conforme a música. O convívio com LGBTs permite ampliar seus horizontes de sobremaneira.

Além disso, desde tempos imemoriais, gays e lésbicas fazem pontes entre homens e mulheres heterossexuais, uma vez que muito frequentemente circulam pelos dois universos - o masculino e feminino. Essas pontes ampliam os diálogos e a compreensão que homens e mulheres possuem entre si. A mulher que tem um amigo gay pode passar a compreender coisas sobre o universo masculino e o homem que tem um amigo gay igualmente passa a entender coisas sobre o universo feminino. 

Resultado de imagem para gay and straight alliance

O convívio com LGBTs faz o heterossexual expandir sua mente religiosa/ espiritual, sua mente civil, sua visão educacional, sua visão filosófica (na medida em que amplia as questões que lhes são colocadas). E, além de tudo, representa uma amizade firme e verdadeira que o heterossexual ganha. Quando você acolhe aquele que é diferente e muitas vezes é discriminado e possui menos amigos que a média, muitas vezes se cria uma relação de cumplicidade bastante profunda. Além disso, uma amizade com um LGBT é uma excelente oportunidade para pessoas predominantemente heterossexuais aperfeiçoarem seus hábitos, sua personalidade e seus modos de pensar de muitas maneiras.

Poderia ficar horas tecendo considerações sobre o assunto, mas creio que isso pode ser um pontapé inicial.

Resultado de imagem para gay and straight alliance

E vocês, o que têm a dizer sobre isso? Será que, como eu, vocês creem que heterossexuais ganham muito com seus amigos gays, lésbicas e transgêneros?

Amor e Paz

Obs.: Em alguns casos até mesmo a experiência sexual que porventura acontece entre heteros e homossexuais pode ser enriquecedora, principalmente para os heterossexuais com algumas curiosidades sobre a questão homo. A experiência homossexual por parte de um heterossexual pacifica a mente de muitas maneiras. Isso daí é uma questão um pouco mais complexa. No caso desse texto, me refiro exclusivamente ao universo das amizades. Mas a questão do sexo também pode ser enriquecedora para heterossexuais, embora ela deva acontecer de maneira espontânea. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário