terça-feira, 4 de outubro de 2016

Os homossexuais, tarô e o "dom"

Tenho um colega que vive dizendo em tom de brincadeira que "bicha não é macumbeira, bicha é mística". Apesar da brincadeira, sempre que ele fala isso, fico pensativo. 

Ao olhar pela minha história de vida, não é muito difícil encontrar LGBTs e gays mais em particular, que tem uma especial predileção para o mundo místico. A última surpresa que tive foi quando recentemente meu companheiro estava organizando seus arquivos pessoais na casa de sua mãe e encontrou um tarô que tinha comprado quando tinha apenas 13 anos. Como uma criança de 13 anos curte tarô?

Resultado de imagem para tarot

Embora seja muito difícil generalizar e dizer que todos os gays têm essa atração pelo universo místico, o fato é que é bem mais fácil encontrar crianças gays com essa postura do que meninos heterossexuais. Assim, embora não pretenda uma generalização, acho que é possível falar em tendências. E, pelo menos na minha experiência, muitos homossexuais masculinos têm uma veia mística mais acentuada do que os homens heterossexuais e isso é verificável já na infância.

A razão para isso pode ser sociológica. Uma vez que os sistemas de pensamento religiosos não dão espaço a eles, os homossexuais procuram em outros sistemas de explicação e significação do mundo, espaço para si. E daí encontram o tarô ou em correntes místicas algum espaço.

Resultado de imagem para criança gay

Mas é possível também que, paralelo a essa explicação sociológica, haja outra explicação e esta se relaciona à "natureza mental e emocional" de homossexuais. Natureza essa que fora percebida por várias práticas xamânicas em diversas tribos primitivas.

No filme C.R.A.Z.Y. que conta a história de cinco irmãos na França, onde um rapaz é gay, a mãe, preocupada com o filho "diferente", leva ela a uma consulente mística qualquer para ela ver qual era o problema da criança. A consulente diz que a criança não tem problema nenhum, mas que ele tem um "dom". Esse "dom" ela iria descobrir mais tarde.

Resultado de imagem para crazy loucos de amorResultado de imagem para crazy loucos de amor

Essa ideia de que os LGBTs possui um "dom" é particularmente presente dentro de um quadro maior de várias crendices (algumas válidas, já outras, com um gosto bem duvidoso). Inclusive algumas correntes espíritas já aventaram a ideia de que os homossexuais seriam pessoas espiritualmente mais evoluídas (o que, naturalmente, é uma noção bem criticável). No entanto, ela é uma ideia diametralmente oposta à ideia de que eles são sujos, pecadores e vão pro inferno.

Repare o leitor de que a ideia de que os LGBTs, mais particularmente os gays, possuem um dom, transcende em muito a sexualidade deles. Naturalmente, a sexualidade é parte do que eles são. mas a ideia de "dom" se refere diretamente ao tipo de personalidades que potencialmente se constrói em homens gays  (digo potencialmente porque é absurdo demais achar que todos os gays são pessoas espiritualizadas, boas e cheias de "dons". Nada mais falso e irreal). 

Resultado de imagem para misticismo

Nesse sentido, junto essa noção de que os gays possuem "dons" em potencial com a minha experiência que já tive ao identificar muitos gays com uma relação bem profunda com o tarô (e outras artes divinatórias. Não é à toa que muitos pais de santo jogam búzios e outros) e chego à conclusão de que há "algo" aí.

Mas afinal, que "dom" seria esse que os LGBTs, mais particularmente os gays, podem possuir mais fortemente do que seus pares heterossexuais? Essa resposta eu não me acho capacidade para dar. Deixo ao leitor suas próprias reflexões

Resultado de imagem para figuras misticas

Por fim, deixo claro que não quero dizer que certos dons são exclusivos aos gays e que os heterossexuais nunca possuem o mesmo. Faço essa ressalva para evitar as estéreis acusações de generalização. Quando falo isso, me refiro aos gays em termos de potencialidades, que podem ser desenvolvidas ou não.

E vocês, o que têm a dizer sobre isso? Concordam que os gays possuem um "dom" em particular? Concordam que existe ali um tipo de personalidade que se diferencia em termos de potencialidades? Apesar de serem altos os riscos de generalização e ingenuidade, o assunto vale uma reflexão

Resultado de imagem para figuras misticas

Amor e Paz




Nenhum comentário:

Postar um comentário