segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A heteronormatividade

Muitos homofóbicos debocham dos LGBTs quando estes criticam a heteronormatividade. Eles afirmam que se o mundo for homonormativo, a humanidade vai acabar. Trata-se de um argumento besta, mas mais do que ser demonizado, ele merece ser explicado. 

O oposto da heteronormatividade não é que todo mundo deva ser homo, bissexual ou transgênero. Lutar contra a heteronormatividade também não é buscar uma outra normatividade. A maioria da humanidade é heterossexual e permanecerá sendo sempre assim. E ninguém precisa se preocupar com isso.

Resultado de imagem para heteronormatividade

Heteronormatividade é muito mais do que esperar que os indivíduos sejam dessa ou daquela maneira. Trata-se de uma organização mental e espacial das sociedades. Heteronormatividade é pressupor que todos os indivíduos são, a priori, heterossexuais. É pressupor que o espaço público é exclusivo dos heterossexuais. É esmagar toda e qualquer presença LGBT dos espaços públicos e privados, relegando-nos à marginalização espacial e social. É negar nossa existência sistematicamente, evitando "tocar no assunto" ou reconhecer nossa alteridade/ igualdade. 

Heteronormatividade é você estar num lugar com 100 pessoas, ver 5 homossexuais, e dizer "só tem viado nesse lugar". Ou seja, é estar tão acostumado com nossa invisibilidade, que quando aparecemos um pouquinho, ainda que em pequena quantidade, já acha que o local está lotado de nós. 

Resultado de imagem para heteronormatividade

Assim, o fim da heteronormatividade não é acabar com o fato de que a maioria das pessoas é e sempre será heterossexual e todo mundo pode ficar tranquilo quanto a isso. É acabar com o fato de que LGBTs não podem ter espaço, presença, significado e nem podem ser incluídos. 

E vocês, o que pensam sobre isso?

Amor e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário